segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Projeto FINEP para Instalação de 30 Estações Meteorológicas no Rio Grande do Sul


Dentre as atividades de pesquisa desenvolvidas no laboratório, destaca-se o novo projeto financiado pela FINEP, onde estão sendo implementadas 30 estações meteorológicas distribuídas pelo Rio Grande do Sul. A atividade faz parte do projeto de Monitoramento Ambiental e Previsão de Eventos Meteorológicos Extremos para o Estado do Rio Grande do Sul Utilizando Modelagem Numérica de Alta Resolução. O projeto tem como objetivos gerais:

l  Inserir e integrar, numa única base de dados, informações  espaciais provenientes de meio físico-biótico, como vegetação, geologia, geomorfologia, entre outras  fontes de dados como imagens de satélite, dados meteorológicos, locais mais propícios para ultrapassar os padrões de qualidade do ar, simulações de circulação atmosférica, etc.
l  Oferecer mecanismos para combinar todas essas informações, através de algoritmos  de  manipulação  e  análise,  bem  como  para  consultar, recuperar e visualizar o conteúdo da base de dados geográficos.
l  Auxiliar na previsão de eventos extremos para o Estado do Rio Grande do Sul, servindo como disseminador dos resultados das previsões geradas pelo modelo atmosférico BRAMS. 

As aplicações da modelagem atmosférica será uma previsão do tempo para o período de 15 dias, previsão da dispersão de poluentes, previsão do rendimento da safra agrícola e previsão climática (período de três meses). Com a implementação desse projeto, será possível integrar as atividades de operação do órgão estadual de Meteorologia com as atividades de ensino e pesquisa das Universidades Federais e do Centro Regional Sul INPE através de observações atmosféricas e oceânicas, sensoriamento remoto e modelagem numérica para melhorar e automatizar as ações de monitoramento do tempo e previsão de eventos extremos no estado. 
Na foto, o bolsista DTI Rodrigo Loureiro finaliza a instalação da estação do município de Arroio dos Ratos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário