quinta-feira, 26 de agosto de 2010

CPTEC divulga previsão climática para os meses de Setembro, Outubro e Novembro

Foi realizada no CPTEC/INPE, no último dia 18, a reunião de Análise Climática e Previsão Sazonal. A reunião em conjunto com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e os Centros Estaduais de Meteorologia tem como objetivo elaborar a previsão para o trimestre de setembro a novembro de 2010. 






Os principais destaques foram: 

O resfriamento das águas na região do Pacífico Equatorial e o aumento da convecção na Indonésia, associado à maior intensidade dos ventos de leste em níveis mais baixos da atmosfera, sobre os setores central e ocidental do Pacífico Equatorial, já sinalizam o estabelecimento do fenômeno La Niña no final de julho e início de agosto de 2010. 


Os modelos de previsão climática (dinâmicos e estatísticos), apontam para a persistência do fenômeno La Niña pelo menos até o início do próximo ano. 


Precipitação - A previsão de precipitação para o Brasil indica maior probabilidade de chuvas acima da média no extremo norte da Região Norte e abaixo da média na Região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, fica mantida a previsão de chuvas em torno da média histórica, ressaltando-se o declínio climatológico das chuvas no leste do Nordeste no início deste trimestre. 


Temperatura- As temperaturas estão previstas na categoria acima da normal climatológica no setor central do Brasil, que inclui o centro-sul da Região Norte, o norte da Região Centro-Oeste e a maior parte do Nordeste. Nas demais áreas, estão sendo previstos valores em torno da normal climatológica. 


Monitoramento - Julho foi marcado por temperaturas acima da média e baixos valores de umidade relativa do ar, principalmente nos setores central e leste do Brasil. Embora já sejam esperados baixos valores de umidade neste período do ano, a situação foi intensificada pela presença de um escoamento anticiclônico anômalo sobre o centro-norte do País. Por estão razão, os focos de queimadas aumentaram 200% em comparação com o mês anterior e com o mesmo período de 2009. Apesar da predominância desta massa de ar quente e seco, a incursão de uma massa de ar frio de origem polar, no final da primeira quinzena de julho, causou acentuado declínio das temperaturas no oeste e sul do Brasil, desde o Acre até o Rio Grande do Sul. Os sistemas frontais também causaram chuvas e ventos fortes na Região Sul, com destaque para as rajadas de vento que atingiram 124 km/h nas cidades de Gramado e Canela, no nordeste do Rio Grande do Sul. 

Informações adicionais sobre as condições oceânicas e atmosféricas globais e a situação da chuva em todo o Brasil podem ser encontradas em http://infoclima1.cptec.inpe.br. A definição dos termos meteorológicos e dos sistemas sinóticos mencionados no texto pode ser encontrada em http://www7.cptec.inpe.br/glossario. 


Fonte: Infoclima - Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário